energia solar fotovoltaica é aquela na qual a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica, sem passar pela fase de energia térmica


COMO FUNCIONA?

As células fotovoltaicas (ou células de energia solar) são feitas a partir de materiais semicondutores (normalmente o silício). Quando a célula é exposta à luz, parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons (partículas de energia presentes na luz solar).

Para garantir o uso do seu sistema de energia solar conectado à rede, é preciso fazer a homologação desta junto à concessionária de energia. A homologação é um procedimento padrão em que sua concessionária de energia verifica se o sistema solar instalado possui as especificações de acordo com as normas de segurança.  Conforme a res. 482/12 ANEEL as concessionárias terão um prazo médio de quatro meses para homologação do sistema de energia solar.

O processo funciona basicamente assim:

– Primeiro, é necessário fazer a solicitação de acesso, cujo prazo de emissão é de 15 dias;

– Após isso, realiza-se a compra e instalação do sistema de energia solar;

– Depois, é preciso entrar com uma solicitação de vistoria e realizar a vistoria em si, que é feito por um profissional habilitado;

– O relatório é entregue à concessionária e aspectos técnicos são regularizados;

– Finalmente, o sistema é aprovado e o relógio normal é trocado por um medidor bidirecional e você está pronto para gerar sua própria energia.

Nossa empresa executa desde o projeto e documentação dessa parte burocrática da homologação junto a companhia de energia para conectar a rede e toda instalação conforme normas técnicas oferecendo as melhores marcas do mercado.